(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/83340575895694040): criado em 2016, é um lócus de produção de pesquisa, diálogo e interação – entre academia, governos e órgãos não-governamentais – e difusão de conhecimento. A proposta é interdisciplinar e diz respeito às questões de relações internacionais, políticas públicas, questões urbanas e economia política. Quanto à dimensão teórica, procura-se superar uma limitação do campo da análise de políticas públicas e no estudo das relações internacionais, áreas que precisam ser aproximadas para a melhor compreensão dos fenômenos políticos contemporâneos. O grupo dedica-se à pesquisa, formação dos alunos e também visa oferecer cursos para a comunidade interessada e produzir impacto em políticas públicas, por meio de boletins divulgados periodicamente.
(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6872629457819662): voltado ao estudo das políticas de segurança em sua atual simbiose entre segurança pública e segurança internacional e as tecnologias políticas de monitoramento. Interessa-se, também, pelas táticas de antisegurança. Promove ações de ensino e extensão voltadas ao diagnóstico dessas tecnologias políticas de controle e na construção de ações que contenham a atual ameaça que a segurança oferece às liberdades individuais e coletivas.
(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6774305679458771): dedica-se aos estudos e análises de temas da área de segurança internacional e defesa, embasados em pesquisas e reflexões críticas, criativas e coletivas. Busca contribuir com o debate público sobre as imbricações entre a defesa e a política exterior do Brasil, assim como formar quadros para a análise e reflexão sobre as problemáticas do campo da segurança internacional. Abriga o Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas - observatório temático da EPPEN-UNIFESP, integrante da rede internacional Observatório Sul-Americano de Defesa e Forças Armadas.
(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0167293286984568): as atividades do grupo encontram-se vinculadas à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), formada por pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, como a UFU, UNIFESP, UNESP, UNB, UFGD, IPEA; e cujos estudos e pesquisas buscam, a partir de objetos e perspectivas teóricas e metodológicas diversas, compreender as motivações e os determinantes da política externa dos Estados e dos processos de regionalismo e multilateralismo.
(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6628622092028827): O grupo tem como objetivo analisar processos morticidas e genocidários que tiveram curso na era contemporânea, bem como processos correlatos a conflitos armados no mesmo período, como: deslocamentos populacionais, diásporas, migrações forçadas e a condição dos refugiados de guerra, violações de direitos humanos em situações de conflito, a utilização do estupro como arma de guerra, a atuação das organizações internacionais, das organizações não-governamentais de ajuda humanitária, os crimes de guerra e a atuação do Tribunal Penal Internacional, choques civilizacionais, a ascensão do terrorismo global e o fenômeno do "terrorismo de Estado" .